10/09/2016

Setembro Amarelo - Mês da Campanha de Prevenção ao Suicídio


10 de Setembro 

Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio 

Hoje é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.


"O suicídio é um fenômeno presente ao longo de toda a história da humanidade, em todas as culturas. É um comportamento com determinantes multifatoriais e resultado de uma complexa interação de fatores psicológicos e biológicos, inclusive genéticos, culturais e socioambientais. Dessa forma, deve ser considerado como o desfecho de uma série de fatores que se acumulam na história do indivíduo, não podendo ser considerado de forma causal e simplista apenas a determinados acontecimentos pontuais da vida do sujeito. É a consequência final de um processo." (Cartilha Suicídio: Informando para Prevenir, pág. 10)

Setembro Amarelo - Mês da Campanha de Prevenção ao Suicídio


"O Brasil é o oitavo país em número absoluto de suicídios. Em 2012 foram registradas 11.821 mortes, cerca de 30 por dia, sendo 9.198 homens e 2.623 mulheres. Entre 2000 e 2012, houve um aumento de 10,4% na quantidade de mortes, sendo observado um aumento de mais de 30% em jovens. Os números brasileiros devem, entretanto, ser analisados com cautela. Em primeiro lugar porque pode haver uma subnotificação do número de suicídios, em segundo lugar porque há uma grande variabilidade regional nas taxas." (Cartilha Suicídio: Informando para Prevenir, págs. 14-15)

Há muitos mitos sobre o suicídio. A dificuldade em falar sobre o assunto é um entrave na prevenção e no auxílio às pessoas com intenções suicidas. Por isso a campanha para falar sobre o suicídio com o objetivo de informar para prevenir.

 Escrevi em meu outro Blog: Vivendo e Convivendo com Depressão, um artigo sobre esta campanha, Setembro Amarelo. É impressionante a quantidade de suicídios expresso em números aqui no Brasil.


setembro amarelo - Prevenção ao Suicídio


Se você tiver interesse visite a página com o artigo que escrevi sobre a campanha e saiba mais sobre como prevenir o suicídio, neste link: