29/06/2013

Hoje é Dia de São Pedro, Primeiro Papa da Igreja Católica, Último Dia de Festa Junina

Hoje, 29 de junho, é Dia de São Pedro, Primeiro Papa da Igreja Católica, Último Dia de Festa Junina



Hoje é o dia de São Pedro, quando comemoramos a última festa junina do mês. Também é o dia em que os pescadores saem em procissão pelo mar com suas jangadas: um belo espetáculo.

Foto arquivo do sítio Prefeitura de Fortaleza


Um dos símbolos das festas juninas é a quadrilha. Vejam este texto do sítio Brasil Escola:

Foto do sítio Prefeitura de Fortaleza (Foto: Nely Rosa)

"As festas juninas vieram para o Brasil na época da colonização, trazidas pelos portugueses. São de origem francesa, por isso nas danças aparecem várias palavras nessa língua.

Nos arraiais juninos podemos encontrar vários elementos da cultura popular, que traduzem a crendice da população de cada região. Cada um desses símbolos tem um significado para a festa.

A quadrilha surgiu nos salões da corte francesa, recebendo o nome de “quadrille”, mas é de origem inglesa, uma dança de camponeses chamada “campesine”. Na época da colonização do Brasil, os portugueses trouxeram essa dança, bem como seus principais elementos: os vestidos lindos e rodados (que representavam as riquezas da corte), os passos puxados na língua francesa (anarriê, avancê, tour, etc.) e os agradecimentos aos santos pelas boas safras nas plantações. (...)"

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

link: http://www.brasilescola.com/detalhes-festa-junina/simbolos-festa-junina.htm



Alguns vestidos de Festa Junina (modelos reais) que coletei na internet, que considero mais parecidos com os tradicionais vestidos das quadrilhas nordestinas: tecido de chita, com flores, babados, fitas e muitas cores. Tranças nos cabelos e chapéu de palha.



A seguir um pequeno texto que encontrei no sítio Brasil Escola sobre São José:

São Pedro – o primeiro Papa da igreja católica


O dia de São Pedro é comemorado em 29 de junho.

Segundo a bíblia sagrada, antes de ser batizado, Pedro se chamava Simão e trabalhava como pescador.

Um dia Jesus pediu sua barca para falar a uma multidão de pessoas, na Galileia. Após voltar, disse a Pedro que pescasse em mar mais profundo. Como Pedro acreditava nas palavras de Jesus, tentou uma nova pesca, sendo abençoado com uma grande quantidade de peixes.

Após o batismo seu nome foi trocado, escolhido por Jesus, como Kepha, de origem aramaica, que significa pedra, rocha. Traduzindo-o para o grego ou para o latim, temos petrus, o mesmo que Pedro.

Simão tinha o sonho de seguir os ensinamentos de Jesus, tornando-se um de seus apóstolos mais importantes. Ao fazer a escolha, Jesus disse: "És Pedro! E sobre esta rocha construirei minha Igreja".

Escolhido como o líder dos apóstolos, criou mais tarde a comunidade cristã de Roma, vindo a se tornar o primeiro papa da Igreja Católica.

Daí vem as crendices populares de que São Pedro ganhou as chaves do céu por ter sido escolhido como líder e, quando chove muito, dizemos que está lavando o céu. Ou ainda que para entrar no céu precisamos ganhar autorização de São Pedro.

Na igreja católica, no dia de São Pedro é feita uma comemoração com uma grande festa junina. Nesta acontecem várias queimas de fogos com danças e muitas comidas típicas.

São Pedro é considerado o mais sério dos três santos juninos. Dizem que santo Antônio é o santo casamenteiro, mas é no dia de São Pedro que se escolhe o melhor pretendente.


Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola